PROCRESS

Programa de Crescimento Interno da BAIRRO

Projeto

Area de Ação

Mobilidades Profissionais de curto prazo – Educação de adultos – capacitação de dirigentes associativos e gestores de projetos.

Período de Implementação

Junho 2015 a Dezembro 2016

Programa

Erasmus+ KA1

erasmusmais.pt

ec.europa.eu

O SPOTS, gerido pela IFAID Aquitaine, é um projeto europeu transetorial relevante da ação chave 2 Parcerias Estratégicas (cooperação para a inovação e intercâmbio de boas-práticas) do programa Erasmus + para a educação e a formação.

O objetivo global do projeto é facilitar a compreensão mútua entre financiadores e promotores de projetos, a troca de ideias e a construção de uma visão comum das alavancas e barreiras do financiamento de projetos no terceiro sector.

O SPOTS baseia-se na pesquisa e na ação. O objetivo é capitalizar um know-how e uma experiência existentes e optimizar qualquer acção realizada, quer a nível da gestão de projetos, quer a nível do financiamento e decisões políticas no terceiro sector. Localmente, os participantes precisam de ter consciência dos seus pontos fortes e boas-práticas, para que possam partilhá-las com os parceiros na Europa e na Argélia. Essa conjugação de conhecimentos não só ajuda a identificar os pontos fortes de cada um, como também o que pode ser melhorado, ao aprender com as experiências realizadas noutros países.

Promotor

BADL – Bairros Associação de Desenvolvimento Local

Associação e rede de organizações de desenvolvimento local sediadas no bairro popular da Mouraria, em Lisboa.

Parceiros

Associação Renovar
a Mouraria

É uma organização privada sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, com o objectivo de revitalizar o bairro histórico da Mouraria, em Lisboa, a nível social, cultural, económico e turístico.

Associação Crescer

Associação de Intervenção Comunitária, ir ao encontro do outro promovendo a saúde, a redução de riscos e a inclusão da pessoa em situação de vulnerabilidade através de projetos de intervenção na comunidade.

Impact Hub Lisboa

Acreditamos que é possível criar um mundo melhor com a participação de todos; indivíduos criativos, comprometidos, apaixonados e focados num propósito comum.

Dirigido

Para as associações e
promotores de projetos

Compreender as expetativas dos financiadores.

Refletir sobre a sustentabilidade dos projetos e a viabilidade económica das estruturas.

Criar ou intensificar o diálogo com os financiadores.

Para os financiadores

Compreender as realidades e dificuldades das associações, na procura de financiamento.

Otimizar os procedimentos e estruturar as relações com os promotores de projetos.

Para as estruturas de formação

Apoiar melhor os atores e melhorar a formação para financiadores e promotores de projetos do setor da ESS.

Como?

1. Realização de um diagnóstico contextual

Que realidades enfrentam os financiadores e promotores de projetos, num contexto de mutação, onde o financiamento com base em projetos é promovido como uma ferramenta de eficácia na gestão de fundos?

2. Animação de workshops de múltiplos atores

Organizar reuniões entre financiadores e candidatos a financiamento.

Facilitar a compreensão mútua entre os atores e proporcionar uma oportunidade de se fazerem ouvir.

Tirar partido da informação recolhida, com o objetivo de criar conteúdos para módulos de formação.

3. Para as estruturas de formação

Elaboração de módulos de formação adequados às necessidades identificadas pelos próprios atores, após as fases de reflexão e debate.

De facto, reforçar as capacidades dos atores do terceiro setor requer o desenvolvimento de programas de formação específicos, subsequentemente disponibilizados a profissionais, eles próprios formados nas técnicas mais recentes da área.

Contactar

Preencha por favor o formulário e entraremos em contacto brevemente.